A maternidade é transformadora. Nos primeiros meses após o parto, a sensação é de ter embarcado numa verdadeira montanha-russa. Um período desafiador em que a mulher se depara com fortes sentimentos, que vão do encantamento ao medo, da euforia ao esgotamento. Noites mal dormidas, dificuldades para amamentar, reorganização da rotina familiar, ansiedade para recuperar as formas de antes da gravidez, falta de tempo para si mesma…
Entre mamadas, trocas de fraldas e cochilos, é preciso encontrar um espaço para se cuidar e se reconhecer nesse novo papel de mãe e, sobretudo, de mulher.
Quando nasceu seu segundo filho, Teodoro (5 anos), a atriz e apresentadora Thais Fersoza, 39 anos, sentiu que precisava de um tempo para si, para se reconectar. “Eu tinha necessidade de lembrar como eu era, do que eu gostava, como era o meu corpo. Eu me olhava no espelho e aquela barriga que estava ali, aquele corpo que estava ali, era um corpo que foi morada, serviu para gerar uma criança, mas eu pensava: ‘Caramba, eu ainda não me vejo aqui’”, ela lembra.
“Precisei resgatar não só a minha autoestima, mas a mim mesma. Porque eu fiquei quase dois anos grávida, quando a Melinda (6 anos) tinha dois meses de idade, eu já engravidei do Teodoro. Então, eu estava num momento em que precisava olhar no espelho e ver a Thais, reconectar comigo mesma. E era uma correria, com um bebê de um ano e outro recém-nascido. Então, realmente eu precisava administrar a rotina para conseguir ter tempo para mim. E, mais do que isso, entender que tudo tem sua hora, controlar a ansiedade, respeitar esse período e internalizar: ‘Vai chegar o tempo de cuidar mais de mim, de olhar mais para mim’”, recorda a atriz.
Tempo de autocuidado
Thais conta que, para se reconectar consigo mesma, a primeira coisa foi respeitar o seu tempo e viver intensamente aquela fase de descoberta da maternidade. “Fui conhecendo a Melinda, conhecendo o Teodoro e, aos pouquinhos, retomando meus hábitos, as coisas que eu gostava de fazer, encontrando momentos para mim.”
Ela lembra que, aos poucos, passou a acordar mais cedo para praticar atividade física, fazer a unha, tratar do cabelo, ir ao dermatologista e até mesmo buscar tratamentos estéticos para se cuidar. Isso tudo no seu tempo natural, sem pressa, sem ansiedade, entendendo cada momento, cada fase da vida. “Respeitar essas etapas foi muito importante. Acredito que, quando a gente se cuida em todos os sentidos, mental, espiritual e fisicamente, fica inteira para cuidar dos seus filhos.”
Autoestima, o resgate
A atriz conta que, no pós-parto, um dos seus maiores incômodos foi a flacidez abdominal. “Eu tive duas gestações muito próximas, minha barriga não tinha voltado ainda e já esticou de novo. Eu sempre brinco que é aquela flacidez acima do umbigo, que fica aquele murchinho ali. Sempre foi o que me chamou mais atenção”.
Para melhorar esse aspecto, ela adotou uma dieta low carb e a prática de atividade física. “Mas não importava quantos abdominais eu fizesse, a flacidez abdominal não desaparecia. Então, realizei o tratamento com o Radiesse Collection na região para estimular a produção de colágeno e recuperar a firmeza da pele”, diz.
“É claro que o procedimento deve estar associado a uma boa alimentação, a uma rotina saudável. É um combo de autocuidado. Mas, com o tratamento, percebi uma diferença muito grande na textura da minha pele, no toque, no resultado final como um todo”, completa Thais, que é embaixadora no Brasil da Merz Aesthetics®, maior empresa dedicada exclusivamente à medicina estética do mundo, fabricante da linha de bioestimuladores de colágeno¹ Radiesse Collection.
Firmeza na pele
De acordo com a cirurgiã plástica Abdulay Eziquiel (CRM 893161 RJ), as queixas mais comuns entre as mulheres que chegam ao seu consultório, inclusive entre as que tiveram filhos há pouco tempo, são relacionadas à flacidez nas regiões da mama, abdômen e face. Ela mesmo revela que passou por experiência semelhante no período pós-parto.
“Tenho um filho de dois anos e meio, e percebi que 6 meses após o parto, mesmo tendo retomado meu peso anterior à gestação, meu rosto havia mudado, estava mais flácido. Essa é uma reclamação comum entre as novas mães. O mesmo pode acontecer com o abdômen, ou seja, depois que você recupera a antiga forma e peso, e ainda que pratique atividade física e siga uma alimentação equilibrada, a pele pode não voltar à mesma aparência”, explica a médica.
Ela detalha que a aplicação dos bioestimuladores de colágeno da linha Radiesse Collection ajuda na recuperação da firmeza² da pele em áreas como rosto, braços, abdômen, glúteos, mãos, região posterior e interna da coxa². “O Radiesse Collection contém a hidroxiapatita de cálcio, que é biocompatível e bioabsorvível³ pelo corpo. Essa substância estimula a produção de colágeno e elastina, agindo em todas as camadas da pele⁴”, diz a médica.
A melhora, segundo a cirurgiã plástica, já pode ser percebida após o primeiro mês de aplicação, com a maior hidratação. “A linha de bioestimuladores de colágeno aumenta a produção de proteoglicanos (tipo de molécula encontrada no tecido conjuntivo do corpo), ampliando a hidratação profunda da pele. É um valioso aliado para resgatar a autoestima na mulher puérpera”, explica Abdulay.
Já o efeito da bioestimulação se dá a partir do terceiro mês de tratamento e os resultados, naturais e duradouros⁵, podem permanecer por até 24 meses.
A confiança para ser você
Abdulay Eziquiel ainda destaca que mais do que a preocupação com a aparência, o momento de autocuidado das mães deve considerar estratégias e tratamentos que resgatem sua confiança, como exercícios físicos e boa alimentação. Outro ponto fundamental é o descanso. Ou seja, o bebê dormiu? Vá dormir também.
“O sono é reparador. É o momento em que ocorre uma série de modificações celulares importantes para a recuperação do organismo. Não adianta pensar em procedimentos estéticos e achar que eles vão agir de forma isolada. O descanso também faz parte desse tratamento”, recomenda.
Tenha calma
Por fim, a especialista aconselha: tenha calma. “No pós-parto, o incômodo com a própria imagem é comum. Seja gentil com você mesma. Tudo vai se ajeitar. No tempo certo, há tratamentos como o Radiesse, que melhora a firmeza, espessura⁶ e hidratação da pele.”
A partir de sua experiência no tema, Thais Fersoza também passa seu recado. “Passados 5 anos do nascimento do Teodoro, gosto mais do meu corpo hoje do que antes da gravidez. Eu admiro a história que ele tem, a morada que ele foi, com as alterações que atravessou. Meu conselho para quem está na fase pós-parto é: tenha amor próprio, se admire, se cuide. O que vem depois é consequência”.
“O foco tem que ser desejar se cuidar – e isso serve tanto para exercício físico, quanto para alimentação e para tratamentos estéticos. Não é uma questão de querer ficar com esse tipo de corpo ou com aquele, mas, sim, fazer por você. Acredito que é esse o grande segredo”, conclui.
1.COLEMAN, Kyle M. et al. Neocollagenesis after injection of calcium hydroxylapatite composition in a canine model. Dermatologic Surgery, v. 34, p. S53-S55, 2008.
2.EVIATAR, Joseph; LO, Christopher; KIRSZROT, James. Radiesse: advanced techniques and applications for a unique and versatile implant. Plastic and reconstructive surgery, v. 136, n. 5, p. 164-170, 2015.
3.JACOVELLA, Patricio F. Calcium Hydroxylapatite Facial Filler (Radiesse™): Indications, Technique, and Results. Clinics in plastic surgery, v. 33, n. 4, p. 511-523, 2006.
4.MARMUR, Ellen S.; PHELPS, Robert; GOLDBERG, David J. Clinical, histologic and electron microscopic findings after injection of a calcium hydroxylapatite filler. Journal of Cosmetic and Laser Therapy, v. 6, n. 4, p. 223-226, 2004. E JACOVELLA, Patricio F. Use of calcium hydroxylapatite (Radiesse®) for facial augmentation. Clinical interventions in aging, v. 3, n. 1, p. 161, 2008.
5.PAVICIC, Tatjana. Complete biodegradable nature of calcium hydroxylapatite after injection for malar enhancement: an MRI study. Clinical, cosmetic and investigational dermatology, v. 8, p. 19, 2015.
6.SILVERS, Stacey L. et al. Prospective, open-label, 18-month trial of calcium hydroxylapatite (Radiesse) for facial soft-tissue augmentation in patients with human immunodeficiency virus-associated lipoatrophy: one-year durability. Plastic and reconstructive surgery, v. 118, n. 3S, p. 34S-45S, 2006.
Copyright © 2023 Merz Farmacêutica Comercial LTDA. All rights reserved. MERZ, MERZ AESTHETICS e o MERZ LOGO são marcas comerciais e/ou marcas registradas da Merz Pharma GmbH & Co. KGaA nos EUA e/ou outros certos países. RADIESSE é uma marca comercial e/ou marca registrada da Merz North America, Inc. nos EUA e/ou outros certos países. G613/MAR23
RADIESSE® Duo (Reg. MS. n° 80829430004) e RADIESSE® (+) Lidocaine (Reg. MS. n° 80829430003) são produtos para saúde que consistem em aproximadamente 30% de hidroxiapatita de cálcio e 70% de gel como veículo por volume, sendo totalmente biodegradáveis, de aplicação subdérmica e profunda. RADIESSE® (+) Lidocaine contém ainda 0,3% de cloridrato de lidocaína em sua formulação. Precauções: Reações, incluindo eritema, edema, dor, prurido, descoloração ou sensibilidade, podem ocorrer no local da injeção. Esses sintomas normalmente desaparecem espontaneamente em um ou dois dias após a aplicação. CONTRAINDICAÇÕES: EM CASOS DE PRESENÇA DE INFLAMAÇÃO OU INFECÇÃO AGUDA E/OU CRÔNICA NA ÁREA A SER TRATADA. RADIESSE® (+) Lidocaine É CONTRAINDICADO EM CASOS DE HIPERSENSIBILIDADE CONHECIDA A LIDOCAÍNA OU ANESTÉSICOS DO TIPO AMIDA.
Radiesse Collection refere-se a família de produtos Radiesse® Duo (Reg. MS. n° 80829430004) e Radiesse® (+) Lidocaine (Reg. MS. n° 80829430003)
Artigo original – Crescer – Thais Fersoza: “Gosto mais do meu corpo hoje do que antes da gravidez”