Vem chegando o verão, estação de roupas leves e corpo à mostra. Nessa época, cresce a busca por uma pele lisinha e sem flacidez, já que com o passar do tempo o nosso organismo diminui a produção de colágeno, proteína presente nas camadas profundas da derme, responsável por estrutura, firmeza e elasticidade. O resultado é a flacidez e a perda do contorno não só no rosto, no pescoço e no colo, mas também em outras regiões do corpo, como braços, coxas, abdômen e glúteos. Uma das opções apontadas por dermatologistas para driblar esse quadro é o investimento em tratamentos que ajudam a recuperar a firmeza da pele.
“A redução de densidade da pele começa aos 30 anos e é a responsável pela flacidez. Mas, além da idade, esse processo pode ser acelerado por um estilo de vida “degradador” de colágeno, como o sono irregular, alimentação inflamatória, estresse e sedentarismo”, alerta a dermatologista Denise Barcelos (CRM 599975 RJ). A médica explica que, além da importância de incorporar hábitos mais saudáveis no dia a dia, um dos caminhos para repor a perda de colágeno é investir em um tratamento com bioestimuladores de colágeno, uma vez que é possível obter uma resposta significativa para o tônus, a firmeza e viço cutâneo.
O procedimento do momento é feito com a linha de bioestimuladores de colágeno Radiesse Collection, compostos por um gel injetável utilizado para melhorar a flacidez e a perda de firmeza da pele em algumas regiões. Isso porque contêm a hidroxiapatita de cálcio, um ativo que estimula o organismo a produzir colágeno. Biocompatível e absorvido pelo corpo [1], esse componente aumenta a síntese de colágeno tipo 1 e elastina [2], melhorando em quase 50% a espessura cutânea [3].
De acordo com a dermatologista, por meio do tratamento é possível redensificar a derme e promover a reorganização da camada estrutural. Em outras palavras, recuperar a firmeza, o viço e a hidratação, com um aspecto natural [4] e duradouro [5]. “O tratamento pode ser realizado em diversas áreas, como abdômen, pescoço, colo, braços, joelhos e até mãos”, explica a médica.
Um boom de colágeno
Para quem quer potencializar os resultados no rosto, no pescoço e no colo vale combinar, em dias diferentes, o Radiesse Collection e Ultherapy®, um procedimento com ultrassom microfocado que emite calor em diferentes camadas da pele sem danificar a superfície. Esse aquecimento promove uma resposta regenerativa do próprio corpo, estimulando a produção de colágeno e elastina [6] para suprir a perda natural dessas substâncias ao longo dos anos. Um verdadeiro efeito lifting [7] não cirúrgico.
O Ultherapy® é o único tratamento com aparelho de ultrassom microfocado com visualização [8] aprovado pela organização Federal Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Brasil. Essa visualização permite ao profissional de saúde enxergar as camadas da pele em tempo real de forma a personalizar o tratamento. “A tecnologia do Ulthera® otimiza e complementa o efeito do bioestimulador porque trabalha numa camada mais profunda da pele, atingindo até mesmo a fáscia do músculo (camada mais importante para o efeito lifting)”, explica Denise.
G560/OUT22
RADIESSE® Duo (Reg. MS. n° 80829430004) e RADIESSE® (+) Lidocaine (Reg. MS. n° 80829430003) são produtos para saúde que consistem em aproximadamente 30% de hidroxiapatita de cálcio e 70% de gel como veículo por volume, sendo totalmente biodegradáveis, de aplicação subdérmica e profunda. RADIESSE® (+) Lidocaine contém ainda 0,3% de cloridrato de lidocaína em sua formulação. Precauções: Reações, incluindo eritema, edema, dor, prurido, descoloração ou sensibilidade, podem ocorrer no local da injeção. Esses sintomas normalmente desaparecem espontaneamente em um ou dois dias após a aplicação.
CONTRAINDICAÇÕES: EM CASOS DE PRESENÇA DE INFLAMAÇÃO OU INFECÇÃO AGUDA E/OU CRÔNICA NA ÁREA A SER TRATADA. RADIESSE® (+) Lidocaine É CONTRAINDICADO EM CASOS DE HIPERSENSIBILIDADE CONHECIDA A LIDOCAÍNA OU ANESTÉSICOS DO TIPO AMIDA.
Radiesse Collection refere-se a família de produtos Radiesse® Duo e Radiesse® (+) Lidocaine.
Sistema Ulthera® (Reg. MS. n°80829430001). Contraindicações: pacientes com ferimentos abertos na face ou lesões faciais, acne cística ou severa na região do rosto e/ou pescoço e marca-passos e implantes de dispositivos eletrônicos na face ou no tórax. Possíveis efeitos colaterais: eritema, edema, dor e hematomas.
Referências
[1] CUEVAS, Silvia et al. Radiesse for aesthetic soft tissue augmentation. The American Journal of Cosmetic Surgery, v. 23, n. 4, p. 190-196, 2006.
[2] Yutskovskaya, Yana; Kogan, Evgenjia; Leshunov, Eugene. A randomized, split-face, histomorphologic study comparing a volumetric calcium hydroxylapatite and a hyaluronic acid-based dermal filler. J Drugs Dermatol, 13(9):1047-52, 2014.
[3] SILVERS, Stacey L. et al. Prospective, open-label, 18-month trial of calcium hydroxylapatite (Radiesse) for facial soft-tissue augmentation in patients with human immunodeficiency virus-associated lipoatrophy: one-year durability. Plastic and reconstructive surgery, v. 118, n. 3S, p. 34S-45S, 2006.
[4] MARMUR, Ellen S.; PHELPS, Robert; GOLDBERG, David J. Clinical, histologic and electron microscopic findings after injection of a calcium hydroxylapatite filler. Journal of Cosmetic and Laser Therapy, v. 6, n. 4, p. 223-226, 2004
[5] PAVICIC, Tatjana. Complete biodegradable nature of calcium hydroxylapatite after injection for malar enhancement: an MRI study. Clinical, cosmetic and investigational dermatology, v. 8, p. 19, 2015.
[6] FABI, Sabrina G. et al. Otimizando os resultados dos pacientes personalizando o tratamento com ultrassom microfocado com visualização: Diretrizes de consenso do padrão ouro de um painel de especialistas. Journal of drug in dermatology: JDD, v. 18, n. 5, pág. 426-432, 2019
[7] Wulkan, AJ, Fabi, SG, & Green, JB (2016). Ultrassom microfocado para fotorejuvenescimento facial: uma revisão. Facial Plastic Surgery, 32 (03), 269-275
[8] Sasaki, G. H., & Tevez, A. (2012). Clinical efficacy and safety of focused-image ultrasonography: a 2-year experience. Aesthetic Surgery Journal, 32(5), 601-612
Artigo original – Marie Claire – Invista no cuidado com a sua pele