País

Giovana Pacini: ‘É papel do CEO pensar ações para saúde física e emocional na empresa’

Giovana Pacini, responsável pela operação nacional da Merz Aesthetics no Brasil, fala como trabalho e bem-estar podem (e devem) andar juntos

“Como trabalho e bem-estar andam juntos, de fato?” Esse foi o questionamento de Daniela Tófoli, diretora editorial de grupo da Editora Globo, ao abrir a conversa com Giovana Pacini, responsável pela operação nacional da Merz Aesthetics no Brasil, nesta segunda-feira (23), no segundo dia do Power Trip Summit, realizado por Marie Claire.

Burnout: excesso de trabalho ou falta de autonomia?

“Minha responsabilidade como CEO é tornar um ambiente propício para que as pessoas se sintam tranquilas para falar, para dar feedback negativo ou positivo, criar um ambiente onde a saúde física e emocional sejam mantidas”, disse ela. “Acredito muito que a gente tem que estar bem para conseguir fazer o bem para quem quer que seja. A empresa tem, sim, um papel importante para fazer com que o colaborador se sinta feliz lá dentro”.

Na Merz foi criado, por exemplo, um programa de incentivo no qual os colaboradores vão somando pontos ao realizarem atividades de bem estar. A empresa vem investindo também em diversidade, abraçando inicialmente três pilares – igualdade racial, empoderamento feminino e da comunidade LGBTQIA+. “Não é só convidar para a festa, é convidar para a festa e chamar para dançar”.

Jurema Werneck no Power Trip Summit: “O Brasil é um dos países que mais mata gente que luta”

O apoio para que elas possam estar presentes em momentos de família, por exemplo, é uma das ações que ajudam a manter o bem estar. “Ver sua filha de cinco anos dançar balé é uma única vez, a reunião pode ser remanejada e ficar para outro dia”, defende.

Dos 140 funcionários, 70% é mulher. “Não tem diferença salarial entre homem e mulher. Nem entre branco, negro, asiático. Nada disso importa”, afirma ela.

Giovana Pacini e Daniela Tófoli (Foto: Bléia Campos)
Giovana Pacini e Daniela Tófoli (Foto: Bléia Campos)
 

Ter uma CEO mulher, acredita Giovana, faz toda diferença para uma empresa. “Empresas que têm hoje CEO mulher é uma empresa privilegiada. Não generalizando, mas o homem pensa muito de maneira linear, a mulher pensa 360 graus”, argumenta.

“Óbvio que eu vou entregar aquele resultado ou até mais, mas vou olhar projetos paralelos, quem vou tocar durante essa jornada. Essa capacidade de conseguir equilibrar vários pratinhos ajuda muito”, diz. “Claro que não são só flores, os pratinhos caem, mas está tudo bem e vida que segue”.

A 7ª edição do Power Trip Summit é uma realização da Marie Claire, com patrocínio de Vichy Laboratoires e Animale, apoio de Magalu, Alexa, Claro e Unico, parceria de Merz Aesthetics e Women@, o grupo de afinidade de mulheres da Meta. O Hotel Fairmont Rio é quem hospeda o evento.

Artigo original: Marie Claire – Giovana Pacini: ‘É papel do CEO pensar ações para saúde física e emocional na empresa’