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Liderança humanizada eleva números de farmacêutica alemã no Brasil

Referência no mercado de medicina estética, a Merz Aesthetics® Brasil passa a integrar o ranking 150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil
Visão corporativa da Merz Aesthetics® Brasil é focada no bem-estar e na saúde mental Divulgação

 

A pandemia da Covid-19 não só configurou um cenário mundial de incertezas econômicas e sociais como também deixou em evidência a importância do autocuidado — seja ele físico, emocional ou mental. Esse movimento de priorização do bem-estar impulsionou os negócios da Merz Aesthetics® Brasil, permitindo o crescimento da empresa e o estreitamento da relação com os colaboradores.

O “efeito Zoom”, com o aumento substancial de reuniões virtuais e exposição da própria imagem, fez a busca por procedimentos estéticos crescer. No Brasil, a empresa registrou uma ampliação no valor de vendas de 76% entre julho de 2020 a junho de 2021. Após o boom, a farmacêutica segue crescendo. Hoje, o país representa 51% do mercado da companhia na América Latina, e o percentual de vendas aumentou em 45% de 2021 para 2022.

“Naquele momento em que as pessoas se enxergavam vulneráveis, o autocuidado se tornou prioridade, inclusive com a realização de procedimentos estéticos. Fora a alta do mercado estético em geral, conseguimos manter essa constante em função das iniciativas com os clientes e colaboradores”, diz Giovana Pacini, presidente da empresa no Brasil.

Giovana afirma ainda que o modelo de gestão humanizada fez diferença. Não por acaso, a Merz Aesthetics® Brasil foi certificada por três anos consecutivos pela consultoria Great Place to Work® como um ótimo lugar para trabalhar.

Além disso, em 2022, integrou pela segunda vez o ranking Melhores Empresas Saúde e conquistou o selo de Saúde Emocional®. E, em outubro, passou a integrar o ranking geral das 150 Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil, ficando em 30º lugar entre empresas multinacionais, na categoria entre 100 e 999 funcionários.

Gestão Humanizada

Para Giovana, o engajamento dos colaboradores é uma das peças-chave do negócio. “Estar mais próximo das pessoas e criar um ambiente de trabalho onde possa ocorrer inovação é tão importante como investir no portfólio e levar aos profissionais de saúde e pacientes experiências estéticas relevantes e significativas. Tudo isso com foco em aumentar a confiança das pessoas”, afirma.

A perspectiva é corroborada por Gonzalo Mibelli, presidente da Merz Aesthetics® na América Latina. “Nossa visão é nos tornarmos a empresa de medicina estética mais admirada, confiável e inovadora do mundo e, por isso, nossa oferta vai muito além de produtos e se expande para serviços de valor agregado. Em todo o nosso trabalho, tanto com clientes quanto com colegas, construímos relacionamentos duradouros baseados em confiança, respeito e integridade”.

Além da atuação pessoal dos gestores no dia a dia, a Merz Aesthetics® Brasil desenvolveu uma série de iniciativas para promoção do bem-estar e da saúde mental dos colaboradores. Por exemplo, o programa Milhas de Saúde, que incentivou o cuidado com o corpo e com a mente a partir de recompensas, e o programa Be Wellness, que oferece palestras sobre controle emocional, meditação, entre outros temas.

Ações com impacto na rotina também foram implementadas, como reconhecimentos de desempenho, quartas-feiras sem reuniões e o Short Friday (expediente reduzido às sextas-feiras). O investimento em qualificação dos colaboradores integra o conjunto de iniciativas. A Academia de Talentos promove cursos e desenvolvimento acelerado, e a Academia de Líderes permite que os novos gestores se alinhem aos princípios internos.

Impacto com os colaboradores

O impacto nas equipes também pode vir de gestos simples. No início da pandemia, Giovana Pacini se dedicou a enviar vídeos pelo WhatsApp confortando os colaboradores. “Lembro que, quando assisti ao primeiro vídeo, chorei de emoção. Eu me senti acolhida e com vontade de contribuir ainda mais. Nesse momento, pensei: estou na empresa certa’’, conta Angelica Teixeira, coordenadora de Farmacovigilância, que está há 12 anos na empresa.

Para Tatiana Reis, gerente sênior de Recursos Humanos da companhia no Brasil, com reconhecimento, valorização e oportunidades de desenvolvimento, os colaboradores conseguem explorar seu potencial. “Claro que um bom desempenho é necessário, mas, para que os resultados ocorram, nos preocupamos em promover um ambiente positivo, com feedbacks constantes, escuta ativa e um olhar direcionado ao desenvolvimento das equipes”, explica.

Foi assim com Rosangela Ferreira, consultora de vendas externas, que bateu recordes de vendas durante a pandemia. “A Merz pensou na nossa saúde física, emocional e financeira, e essa preocupação foi essencial para que eu estivesse bem, pudesse cuidar da minha família, trabalhar de casa e conquistar sonhos em uma fase tão difícil”, conta.

Expansão

A cultura humanizada impacta na atratividade da empresa para novos talentos. Entre 2021 e 2022, houve uma ampliação de 44% no quadro de colaboradores da sede brasileira. “Isso está relacionado à nossa forma de gestão que valoriza o cuidado e a como essa mensagem é espalhada pelos próprios colaboradores”, explica Tatiana.

Esse foi um dos motivos que impulsionaram Danilo Berto, key account manager, a fazer um movimento de migração entre empresas. “Desde o primeiro momento percebi uma gestão muito humanizada. Essa perspectiva de fazer com que as pessoas se sintam bem, para além da produtividade, é algo que está em todos os níveis, desde minha gerente até a presidente.”

Inovar de dentro para fora

Gonzalo Mibelli afirma que o espírito inovador da empresa contribui para o crescimento. “Hoje cerca de 200 funcionários em todo o mundo se concentram em atividades de inovação e P&D, e aproximadamente cem milhões de euros por ano são dedicados ao desenvolvimento de produtos adicionais, novas formulações e indicações”, diz.

O investimento no desenvolvimento dos clientes também faz parte da equação. Em julho, a Merz Aesthetics® inaugurou no Brasil um centro de inovação, o Merz Hauz. O espaço de 600 metros quadrados é dedicado ao treinamento de profissionais de saúde, de pesquisa e inovação, além de ser o primeiro hub nesse modelo no país.

O importante é o ambiente aberto e acolhedor que criamos, em que os colaboradores são ouvidos de maneira ativa, em que os gestores acompanham cada um de perto e mantêm uma liderança humanizada e transparente.
— GIOVANA PACINI, PRESIDENTE DA MERZ AESTHETICS® BRASIL

Giovana Pacini, Presidente da Merz Aesthetics Brasil — Foto: Divulgação

Artigo original – Época Negócios – Liderança humanizada eleva números de farmacêutica