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Merz Aesthetics cresce 45% no Brasil e investe em educação e pesquisa para manter performance

Farmacêutica alemã cresce 45% no Brasil e investe em educação e pesquisa para manter resultados positivos.

Do Narciso à família Kardashian, a busca pela beleza e o corpo perfeito sempre existiu. A diferença é que com o passar do tempo a tecnologia e a ciência permitiram novas formas de alcançar esses objetivos. Em um universo de muitas possibilidades ganha destaque os procedimentos não cirúrgicos, que garantem mudanças rápidas e significativas, com o benefício de serem perenes. São procedimentos como harmonização facial, aplicação de toxina botulínica para rejuvenescer a pele e bioestimulantes para aumentar a produção de colágeno. A Merz Aesthetics, farmacêutica alemã, é uma das principais a brigar pelo topo desse mercado, avaliado em US$ 99,1 bilhões em 2021 e que deve chegar a US$ 332,1 bilhões em 2030, segundo a Grand View Research.

Em 2022, o crescimento mundial da farmacêutica foi de 38% — não revela a receita anual. Já na América Latina, nos últimos três anos, quadruplicou. “Os números não negam o bom momento que a empresa vive” disse o presidente da Merz Aesthetics Latam, Gonzalo Mibelli. O Brasil é o maior mercado da companhia na América Latina, e registrou aumento de 45% nas vendas no último ano fiscal (entre julho 2021 e junho 2022). Para manter o ritmo, a empresa quer melhorar sua participação de mercado, tendo como base o relacionamento e formação dos profissionais, e o investimento em pesquisa e desenvolvimento de produtos e formas de aplicação, com 15% do faturamento global direcionado para este fim.

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“A indústria farmacêutica pode e deve auxiliar na jornada de conhecimento e profissionalização em estética” Gonzalo Mibelli, presidente da Merz Aesthetics Latam.

Os resultados da Merz Aesthetics exemplificam bem o lifting do universo estético. Segundo a médica Isabel de Figueiredo, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), “houve um aumento significativo dos procedimentos não cirúrgicos”. Os motivadores para isso, de acordo com ela, são questões com mudança de perfil de pacientes, com mais homens e pessoas mais jovens buscando essa solução; busca por uma aparência mais natural; aumento da visibilidade dos procedimentos, tendo como alavanca as redes sociais; além do “efeito Zoom”, no qual as pessoas, por se olharem com mais frequência pelas videochamadas, passaram a querer alterar algumas características físicas.

A procura por procedimentos menos agressivos e com recuperação mais veloz, inclusive, fortalece a linha de bioestimuladores de colágeno da Merz Aesthetics, que cresceu acima da média de mercado e hoje é o mais vendido no Brasil no segmento. Segundo Gonzalo Mibelli, o sucesso está no fato desse tipo de produto não modificar a aparência, mas, sim, melhorar a qualidade da pele, “o que se tornou um objetivo principal, pois as pessoas começaram a entender que ‘estética’ é mais do que aparência.”

EDUCAÇÃO No caminho brasileiro trilhado pela Merz Aesthetics, há o investimento no relacionamento com os profissionais da saúde a partir da realização de cursos de capacitação e treinamento sobre técnicas de aplicação e novos produtos. Dessa forma, a empresa se torna mais presente no imaginário dos clientes e ganha mais espaço. Entendendo que a formação disponível atualmente ainda é carente em oferta, a farmacêutica disponibiliza aos profissionais plataformas digitais de educação, workshops, eventos e cursos diversos, além de manter no País a Merz Hauz, um hub de treinamento e inovação. “A educação profissional continuada é um dos nossos pilares estratégicos mais importantes”, disse Mibelli. “A indústria farmacêutica pode e deve auxiliar nesta jornada de conhecimento e profissionalização em estética.” Com um campo profissional ainda polêmico sobre quais formações são as mais adequadas, a estratégia se garante por agradar a todos e proporcionar qualificação no setor.

Franquia da beleza

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A perspectiva promissora no setor também se estende para aqueles que fornecem soluções para o público diretamente, como a Royal Face. Fundada em 2015, é uma rede de clínicas de estética que possui 240 franquias abertas. Em 2022, a empresa obteve crescimento de 211% no faturamento, chegando a R$ 300 milhões em receita.

Criada por Andrezza Fusaro, dentista especializada em aplicação de toxina botulínica, a estratégia de crescimento da empresa está na popularização dos serviços estéticos, com a opção de pagamento em até 24 vezes. “Todo mundo busca ficar bonito e jovem, mas as pessoas não tinham acesso, então criei a clínica para democratizar a beleza”, disse Andrezza. A sustentação da Royal Face se baseia na escala para baratear custos, oferecimento dos melhores produtos e na formação dos profissionais, com um centro de treinamento para os franqueados da Royal Face. Na lista dos procedimentos mais procurados estão preenchedores, fios de sustentação e bioestimuladores.

Artigo original – ISTO É DINHEIRO – Merz Aesthetics cresce 45% no Brasil e investe em educação e pesquisa para manter performance