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Para Giovana Pacini, da Merz, procedimentos estéticos são ferramentas para confiança

Com uma gestão empática à frente da Merz Aesthetics Brasil , a CEO aumentou o faturamento e colocou a empresa no ranking dos melhores lugares para trabalhar

O clima era de comemoração no escritório em São Paulo da Merz Aesthetics Brasil, uma divisão do grupo alemão Merz Pharma dedicado à estética. Faltavam poucos dias para a inauguração da Merz Hauz, um projeto revolucionário idealizado havia dois anos pela CEO Giovana Pacini, quando ainda ocupava a cadeira de diretora de Marketing Latam e Brasil da empresa. A pandemia não apenas atrasou a entrega do espaço, de mais de 600 metros quadrados, dedicado ao treinamento de médicos, pesquisa e inovação, como causou uma revolução na vida de Giovana. Ela foi nomeada presidente da Merz Brasil em janeiro de 2020, depois de três anos e meio na área de Marketing. “Assumi com vários medos. Nunca tinha sido presidente de uma empresa, havia várias áreas que eu ainda não dominava”, conta. Mas topou. Teria tempo, afinal, para se aprofundar em cada setor.  Dois meses depois, no entanto, o mundo parou. Todos se trancaram em casa e Giovana precisou aprender na marra a tomar decisões rápidas e certeiras.

Apesar do enorme desafio, desde o primeiro momento a CEO entendeu que precisava se conectar mais com a equipe. Giovana lembra que o envio de um vídeo gravado de seu celular em casa, com os filhos gêmeos pequenos gritando ao fundo, estabeleceu uma relação de confiança com o time. As gravações intimistas, mostrando que ela também tinha as mesmas angústias de todos, acabaram virando prática semanal durante o isolamento. Ela também transformou o café da manhã presencial mensal com pessoas de todo o Brasil em encontros online que se tornaram uma espécie de terapia em grupo. Os resultados vieram: a empresa cresceu 80% e o aumento não foi só de faturamento, mas também no quadro de funcionários que saltou de 140 pessoas para 202 em junho passado, e incluiu a contratação de profissionais com mais de 50 anos, reforçando a proposta de diversidade da Merz Brasil.

Giovana Pacini (Foto: Naelson de Castro)
Giovana Pacini (Foto: Naelson de Castro)

 

O mercado da estética em geral cresceu muito nesses dois anos de isolamento e Giovana atribui o desempenho a três fatores. Além do “efeito Zoom”, que fez com que as pessoas passassem muitas horas por dia se vendo nas telas, houve uma disponibilidade de dinheiro de quem não perdeu o emprego, já que o salário continuava entrando e não estava sendo usado para viajar ou ir a restaurantes, e um entendimento de que cuidar de si não era supérfluo. As pessoas recorreram à ioga – como a agitada Giovana fez –, à terapia e também às clínicas estéticas. “Não é tirar rugas, vai muito além. É deixar a pessoa mais confiante.”

Aos 45 anos, a CEO é adepta de diversos procedimentos estéticos no rosto, mas que aparecem na medida, resultando em um visual mais fresco e descansado. “Temos essa filosofia da naturalidade, mas isso não quer dizer pouco produto ou poucos procedimentos, significa que é preciso ter noção estética do que o paciente precisa”, diz Giovana, que não condena quem prefere uma aparência menos natural. “É sensível julgar porque é gosto. Tem gente que gosta do exagero.”

Além de oferecer treinamentos, a nova Merz Hauz é um espaço que incentiva os médicos brasileiros a publicarem seus casos científicos para que sejam ainda mais referenciados, como acontece com frequência entre os estrangeiros. Giovana diz que os profissionais daqui são excelentes e ousados, mas precisam mostrar mais seus feitos. “A Merz Hauz tem equipamentos que vão ajudar na medição para comprovar com antes e depois se uma aplicação de Radiesse, por exemplo, estimulou ou não o colágeno. Vamos investir muito nisso para ajudar a elevar o nível do Brasil nesse ambiente global.”

O primeiro espaço que uma empresa de medicina estética tem formalmente, com essa intenção e com essa magnitude, foi um voto de confiança do CEO global e do CFO global a Giovana, tamanha paixão que ela colocou no projeto, já que o investimento era altíssimo. “Esse negócio tem que dar muito certo. Eles não enxergaram só números, tem coisa que a gente deve fazer porque é maior. E eu vou vender mais por conta disso, mais pra frente, não tenho dúvida.” A matriz também não deve ter. A líder tem mostrado resultado atrás de resultado, entre eles figurar entre as melhores empresas no País para trabalhar na área de saúde do ranking Great Place to Work. Outro feito recente será celebrado este mês em um hotel boutique na Patagônia com 99% dos funcionários de toda a empresa brasileira, depois de terem batido, em seis meses, a meta de venda de R$ 500 milhões em demanda. Só ficará de fora da viagem quem entrou na Merz Brasil após o início do desafio.

Giovana, portanto, ficará mais uma vez longe de casa. Mãe de Edu e Carol, de sete anos, ela conta que sente culpa porque às vezes perde momentos importantes e admite que tenta dar conta de tudo, mas que um pratinho sempre cai. O importante, diz ela, é que não seja sempre o mesmo. Recentemente, a filha perguntou o que a CEO fazia no trabalho e disse que queria ser como a mãe quando crescesse. “Se ela quer ser como eu, não é sofrido para ela me ter como mãe. Ela está orgulhosa”, reconhece. Da mesma forma Giovana admirava as viagens profissionais do pai quando era criança, o achava importante. Ele, que trabalhava com comércio exterior de uma empresa farmacêutica, foi o responsável pelo primeiro estágio de Giovana na área pela qual ela se apaixonou e trilhou sua carreira.

Artigo original: Marie Claire – Para Giovana Pacini, da Merz, procedimentos estéticos são ferramentas para confiança