País

Regeneração da pele é o novo caminho em busca da beleza individual

Cuidado de dentro para fora devolve forma e estrutura para a pele com tratamentos como Radiesse Collection
Mudança de visão sobre autocuidado tem levado a uma percepção holística da saúde Adobe Stock

Nos últimos anos, uma mudança de visão sobre cuidar de si tem levado cada vez mais pessoas a pensar a saúde de forma holística. Isso se estende à pele, com tratamentos e adoção de um estilo de vida que prioriza a individualização em vez da padronização. “Há alguns anos, a gente entendia o processo de envelhecimento simplesmente preenchendo rugas e linhas finas. Depois evoluímos, compreendendo que, ao envelhecer, as marcas são uma consequência e não a causa”, explica o cirurgião plástico pelo Hospital das Clínicas da USP Gladstone Faria (CRM-SP 137.159 RQE 53154). “Nós estamos fugindo daquela beleza padronizada e focando na beleza individual de cada um. Porque todo mundo é bonito, só precisamos realçar a beleza”, completa.

Nesse cenário, a medicina estética tem se aproximado cada vez mais da medicina regenerativa, campo que visa à recuperação da estrutura e da função dos tecidos. Segundo Gladstone, os bioestimuladores de colágeno, como Radiesse Collection, são peças importantes nessa busca. “Entregam resultados naturais e tratam muitas das causas do processo de envelhecimento. Não é sobre esconder a idade, mas pensar o processo de envelhecimento de maneira global, o que inclui também cuidados diários com a pele, proteção solar, exercícios físicos e uma série de outros fatores”, conta o médico.

Além do colágeno

O cirurgião plástico explica que a partir dos 25 anos de idade o corpo começa a perder colágeno — e essa perda é de 1% ao ano a partir dos 30. É um processo natural que ocorre por conta do envelhecimento da pele e de suas células. Além disso, o tabagismo, a radiação ultravioleta, exposição solar, hábitos alimentares inadequados e poluição também podem contribuir para esse processo.

E não é só o colágeno que importa: com o passar dos anos, os fibroblastos, células que produzem o colágeno e a elastina, proteína importante para a sustentação das fibras elásticas, diminuem sua atividade. O resultado desse processo é menos elasticidade e firmeza na pele. Para reversão desse quadro, Gladstone recomenda tratamentos com a linha de bioestimuladores de colágeno Radiesse Collection, que podem ser realizados no rosto e no corpo.

A linha é composta por hidroxiapatita de cálcio, uma substância biocompatível¹ com o corpo e que está presente nos ossos e nos dentes. “A linha Radiesse Collection é capaz de transformar o fibroblasto que está ali ‘dormindo’ em um mais ativo², dinâmico e que produza mais colágeno”, detalha Gladstone. O especialista ressalta que o tratamento deve ser feito após consulta com um profissional de saúde habilitado.

“Acredito que chamar Radiesse Collection de bioestimulador de colágeno é muito simplista. Além do colágeno — que é a proteína mais importante estruturalmente para a pele —, o produto contribui para o espessamento cutâneo. Também ele estimula a produção de elastina², que melhora a elasticidade, e de proteoglicanos que conferem hidratação profunda, viço e brilho à pele”, complementa Gladstone.

O resultado, percebido nas primeiras semanas, é hidratação e, ao longo das semanas seguintes, é possível notar mais firmeza, contorno e aumento significativo da espessura da pele³ com resultados que duram até 24 meses. “O que observamos é que a linha Radiesse Collection tem devolvido a estrutura de um tecido jovem, que é justamente o que busca a medicina regenerativa”, conta o cirurgião plástico.

Referências:

1. JACOVELLA, Patricio F. Calcium Hydroxylapatite Facial Filler (Radiesse™): Indications, Technique, and Results. Clinics in plastic surgery, v. 33, n. 4, p. 511-523, 2006.

2. YUTSKOVSKAYA, Yana; KOGAN, Evgenjia; LESHUNOV, Eugene. A randomized, split-face, histomorphologic study comparing a volumetric calcium hydroxylapatite and a hyaluronic acid-based dermal filler. Journal of drugs in dermatology: JDD, v. 13, n. 9, p. 1047-1052, 2014.

3. SILVERS, Stacey L. et al. Prospective, open-label, 18-month trial of calcium hydroxylapatite (Radiesse) for facial soft-tissue augmentation in patients with human immunodeficiency virus-associated lipoatrophy: one-year durability. Plastic and reconstructive surgery, v. 118, n. 3S, p. 34S-45S, 2006.

Copyright © 2023 Merz Farmacêutica Comercial LTDA. All rights reserved. MERZ, MERZ AESTHETICS, and the MERZ LOGO are trademarks and/or registered trademarks of Merz Pharma GmbH & Co. KGaA in the U.S. and/or certain other countries. RADIESSE is a trademark and/or registered trademark of Merz North America, Inc. in the U.S. and/or certain other countries. G644/MAI23.

RADIESSE® Duo (Reg. MS. n° 80829430004) e RADIESSE® (+) Lidocaine (Reg. MS. n° 80829430003) são produtos para saúde que consistem em aproximadamente 30% de hidroxiapatita de cálcio e 70% de gel como veículo por volume, sendo totalmente biodegradáveis, de aplicação subdérmica e profunda. RADIESSE® (+) Lidocaine contém ainda 0,3% de cloridrato de lidocaína em sua formulação. Precauções: Reações, incluindo eritema, edema, dor, prurido, descoloração ou sensibilidade, podem ocorrer no local da injeção. Esses sintomas normalmente desaparecem espontaneamente em um ou dois dias após a aplicação.

CONTRAINDICAÇÕES: EM CASOS DE PRESENÇA DE INFLAMAÇÃO OU INFECÇÃO AGUDA E/OU CRÔNICA NA ÁREA A SER TRATADA. RADIESSE® (+) Lidocaine É CONTRAINDICADO EM CASOS DE HIPERSENSIBILIDADE CONHECIDA A LIDOCAÍNA OU ANESTÉSICOS DO TIPO AMIDA.

Radiesse Collection refere-se à família de produtos Radiesse® Duo (Reg. MS. n° 80829430004) e Radiesse® (+) Lidocaine (Reg. MS. n° 80829430003)

Artigo original – Revista Marie Claire – Regeneração da pele é o novo caminho em busca da beleza individual